-
Arquitetos: Energiehaus, Tigges Architekt
- Área: 472 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Pol Viladoms
-
Fabricantes: Block Porta, Cedria, Constructora Illes Medes S.A, Duplextil, Ecoespai, Keim Ecopaint Ibérica S.L., Rotex, SAS, Prefabricados de hormigón S.A, TBB, Uniform, Zehnder
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa P está localizada em Girona (Espanha) e consiste em um único edifício sem grandes barreiras; a sua localização na parte superior do terreno permite aos seus habitantes desfrutarem de vistas privilegiadas. O edifício combina um design contemporâneo com os critérios de um edifício de baixo consumo de energia (NZEB), e sua alta eficiência energética foi certificada pelo padrão alemão Passivhaus.
O edifício está organizado em três pisos. O subsolo e o térreo são em estrutura de concreto e constituem a base sobre a qual se constrói o último andar do edifício, todo em madeira. Essa mesma materialização se exterioriza e dá corpo às fachadas, num jogo que busca inverter as cores dos dois materiais. Por um lado, através da utilização de pigmentos castanhos no concreto e, por outro, através de um tratamento da madeira que tenta simular o envelhecimento do material. Isso também permite reduzir os custos de manutenção.
O térreo acolhe as zonas comuns - um espaço aberto sem divisórias que pretende captar o máximo de luz natural - ao mesmo tempo que promove o diálogo visual entre todos os espaços que compõem este piso. Os dois níveis deste piso, para além de diferenciarem os espaços, permitem que as alturas sejam trabalhadas de forma dinâmica, conferindo a cada espaço sua singularidade. Este jogo de alturas, que também está presente na escada em cascata que une os dois pisos do edifício, estende-se para o exterior até ao alpendre, onde o seu pé-direito duplo acentua a verticalidade deste espaço, criando uma transição entre o interior e o exterior.
A relação interior-exterior foi um tema essencial e que se pretendeu valorizar através da criação de espaços exteriores aderentes a cada espaço interior, como o alpendre, as varandas ou os vários terraços que circundam todo o edifício. Os quartos estão organizados no andar superior do edifício; os seus interiores são maioritariamente revestidos a madeira com esmalte branco, na mesma tonalidade dos outros materiais, na tentativa de gerar uma leveza que se adeque ao carácter suave destes espaços. Também aqui todos os quartos têm o seu espaço exterior correspondente.
Desde os primeiros esboços, preocupações elementares na construção passiva de casas, como a orientação solar ou a alta compactação do edifício, foram consideradas. As aberturas principais estão viradas a sul e a fachada norte quase não contém janelas. Desta forma, a radiação solar máxima pode ser capturada no inverno para aquecer passivamente o interior.
O edifício não possui sistema de climatização tradicional e é climatizado exclusivamente através do Zehnder ComfoAir 550 ERV Luxe, que, além de climatizar a casa, proporciona um ar limpo e saudável no interior do edifício. De acordo com os cálculos mais recentes, o edifício tem uma demanda anual de aquecimento de 9 kWh / m2 e uma demanda de refrigeração de 1 kWh / m2. A construção da Casa P pretende ser uma alternativa aos métodos tradicionais de construção, muito mais prejudiciais ao ambiente e muito mais onerosos para os seus utilizadores.